sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Visita ao Sapal... para descobrir a Lontra!

Fomos visitar o Sapal para observar as salinas e tentar descobrir a lontra Bernardina. Procurámos por todo lado, mas não a encontrámos... Vimos apenas os seus amigos: o Borrelho, a Andorinha do Mar, o Corvo Marinho que, na verdade, tem umas asas enormes e muitas, muitas gaivotas a sobrevoar as belas salinas.


As salinas estavam cheias de água. Aprendemos que este fenómeno acontece no Invern0, pois no verão, quando o sol fica mais quente a água evapora-se, restando apenas o sal... O famoso sal de Castro Marim e um dos mais famosos do Mundo. De repente ouviu-se:


- "E quê?!"


Eram as crianças que queriam saber o que era evaporar.


Lembrei-os que evaporar é a viagem que as gotinhas de água fazem até às nuvens, quando o SOL fica muito quente e forte, como acontece no Verão.


" Porque não vemos as gotinhas de àgua a subir?" - perguntaram os meninos.


A resposta deram-na todos, depois de pensarem um bocadinho...

"Porque a água não tem cor; é invisivel"!


Esta foi uma manhã rica em vivências e descobertas... Foi uma manhã de convívio com a sala 2, uma vez que realizámos a visita em conjunto, à semelhança do que fazemos sempre que é possível.


É agradável estarmos com os nossos amigos. Divertimo-nos imenso e aprendemos muito mais.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Visita à Biblioteca da E.B. 2, 3 de Castro Marim



Foi uma manhã diferente, aquela que passámos na Biblioteca da E.B23 de Castro Marim, onde nos deslocámos com o objectivo de realizar pesquisas na internet, enciclopédias e outros livros, a fim de recolhermos informações acerca da Lontra Bernardina.

Tentámos saber mais e mais coisas, procurarando respostas para as dúvidas que tínhamos.

A visita foi, de facto, extraordinária em virtude da preciosa colaboração dos alunos do 8ºA que lá se encontravam a trabalhar e, desde logo, se disponibilizaram para nos ajudar. Estes, a Professora Rita Piress e a Professora Ana Patrício foram 5 estrelas e estão de parabéns pela disponibilidade. É sempre agradável aprender com os pares... Partilhando saberes, explorando em conjunto... Saímos todos a ganhar!

Uma autêntica revelação



E a nossa Anita tocou e encantou, com uma linda melodia que aprendeu a tocar com o seu Pai quando era pequenina como nós!

Uma visita inesperada





O prometido é devido e o João lá convenceu o seu papá a trazer o borreguinho à escola.

Aconteceu na Sexta- feira, dia 14/01/20011, quando o borreguinho do João Pedro, acabado de nascer, veio à nossa sala fazer-nos uma visita... Mal andava e "chorava pela sua mãmã" a Dª. Ovelhinha que ficou no campo a tratar de outro filhote.

O papá do nosso amigo João foi muito simpático; ensinou-nos tantas coisa sobre as ovelhas e os seus filhinhos, que ficámos a conhecer melhor estes animais de quem o João tanto fala e gosta. O papá do João trazia um biberão para dar ao borreguinho o leitinho recém ordenhado; ss Borreguinhos parecem uns autênticos bebés!

Pequenos mas Grandes Músicos!


Concerto na sala 1!

O Miguel deliciou-nos com a sua bateria. Explicou-nos que a bateria é "a caixa, os pratos, o bombo, o tambor e para tocar as baquetas..."a seguir tocou para vermos; foi fantástico! A Kim, ao som do seu orgão, tocou diferentes melodias; o Filipe com as castanholas que o seu papá ganhou de presente, quando andava à escola; a Joana com um instrumento que também trouxe de casa; o Ricardo com a sua pandereta; a Diana e a Jéssica com os seus tambores juntaram-se à orquestra e os restantes, entusismados, batiam palmas e cantavam algumas canções conhecidas.

Lontras e amigos





Prontos para ir ao forno! ...mas não são para comer... São para pintar!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Confecção de massa de Pão

A fazer massa de Pão para moldar a Lontra Bernardina... a Lontra que queria voar!

O nosso colega Jorge disse-nos que na Quinta -Feira dia 13 de Janeiro, viu a lontra Bernardina nas margens do rio guadiana.
-"Eu vi a lontra nas margens do rio Guadiana. Foi, foi... ia no carro com a minha mãe para Vila Real. A lontra tinha a cabeça metida nas ramagens, só tinha o rabinho de fora, ela era média".


Que boa notícia! Vamos procurar a Lontra no sapal junto às salinas.

E a lontra...

A Lontra fez magia e arranjou asas para voar, como o Borrelho, o Corvo e a Andorinha anã... Os seus amigos do Sapal; O sapal de Castro Marim!

As asas da Lontra Bernardina



Era uma vez uma lontra que queria ter asas para voar!


Esta foi a história que nos contou a Susana, uma fantástica contadora de histórias!

Era uma vez...













A Casinha de...


Chocolate

Pintura com chocolate


CHOCOLATE... Bom para comer, cheirar e no Jardim de Infância para se fazer tinta e pintar!

Pintar a casinha de Chocolate

A casinha de chocolate

Uma casinha da cor do chocolate

Brincando com as letras



Brincar com as letras... para descobrir palavras!


Palavras começadas pelo mesmo som, acabadas pela mesma letra"; O mesmo "desenho"!

Banquete de Reis

Banquete de Reis ao som das lindas
Janeiras

"Ainda agora aqui cheguei,
pus o pé na entrada,
vamos cantar as Janeiras,
para você ficar animada;

Viva a professora Fátima
rainha deste lugar
viva os seus meninos
e a sua auxiliar;"


As quadras foram da autoria destes alunos, que estão de parabéns pela imaginação e criatividade demonstrada.