"A Brincar se Aprende..." E porque acredito que este é o caminho no jardim de infância, farei deste lema o pilar da minha prática educativa, a fim de poder proporcionar ao grupo de crianças que integra a sala 1, um conjunto de vivências de situações de ensino/ aprendizagens que lhes permita a brincar, aprender a ser cidadãos ativos, empenhados e conscientes da importância de ser verdadeiros cidadãos.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Comemoração de São Martinho com a presença da Família
Muitas maneiras de Brincar com as Castanhas... Aprendendo e descobrindo o Mundo que nos rodeia!
A "Maria Castanha" não só facilitou a exploração e aquisição de mais uma cor, a cor "Castanha", como serviu, também, para explorarmos e percebermos a importância de saber "Partilhar". Com a Maria Castanha aprenderam, os pequenos da sala 1, que Angola é um País que fica muito, muito longe, onde faz imenso calor e em que as pessoas são castanhinhas como a Fátinha, a canela, as folhas secas e o chocolate; Um país em que, durante longos anos, houve uma guerra porque, como dizem os meus pequeninos, as "Pessoas Grandes" ainda não sabiam partilhar e ser amigos!
A Maria Castanha tudo isso aprendeu! Porém, no mundo continuam a existir inúmeras pessoas que desconhecem o significado destas belas palavras, e por causa destas a pobre e triste Maria Castanha teve que abandonar a sua Terra.
Historias contadas pelos mais novos , que fizeram as delícias dos mais velhos
"No meu bolso guarde meia dúzia de castanhas
de tão quentes que estão
ainda queimo a minha mão;
Vou dá-las ao Pai,
vou dá-las à Mãe
castanhas quentinhas que sabem tão bem."
Foi mais uma tarde repleta de alegrias e recordações... um "acalmar" das saudades que temos dos nossos "Amiguinhos" que depressa cresceram e foram para a escolinha dos grandes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)