Fomos visitar o Sapal para observar as salinas e tentar descobrir a lontra Bernardina. Procurámos por todo lado, mas não a encontrámos... Vimos apenas os seus amigos: o Borrelho, a Andorinha do Mar, o Corvo Marinho que, na verdade, tem umas asas enormes e muitas, muitas gaivotas a sobrevoar as belas salinas.
As salinas estavam cheias de água. Aprendemos que este fenómeno acontece no Invern0, pois no verão, quando o sol fica mais quente a água evapora-se, restando apenas o sal... O famoso sal de Castro Marim e um dos mais famosos do Mundo. De repente ouviu-se:
- "E quê?!"
Eram as crianças que queriam saber o que era evaporar.
Lembrei-os que evaporar é a viagem que as gotinhas de água fazem até às nuvens, quando o SOL fica muito quente e forte, como acontece no Verão.
" Porque não vemos as gotinhas de àgua a subir?" - perguntaram os meninos.
A resposta deram-na todos, depois de pensarem um bocadinho...
"Porque a água não tem cor; é invisivel"!
Esta foi uma manhã rica em vivências e descobertas... Foi uma manhã de convívio com a sala 2, uma vez que realizámos a visita em conjunto, à semelhança do que fazemos sempre que é possível.
É agradável estarmos com os nossos amigos. Divertimo-nos imenso e aprendemos muito mais.
Eu própria tenho aprendido "Um Mundo" com este grupo de meninos e meninas. è tão boa a sensação de aprender coisas novas em cada dia...eu estou a descobrir Castro Marim, graças à sala 1.
ResponderEliminarfatinha falta a letra da cançao da lontra...
ResponderEliminar