quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Saber Partilhar e ser Solidário, são valores que se "aprende a brincar" e muito cedo nos jardins de Infância.

 
 
 
Saber partilhar e ser solidário...
Dois conceitos que a brincar, entraram na vida  e dia -a -dia dos alunos da sala 1.
Como?
- Com o projeto de cariz solidário dinamizado no âmbito da comemoração da quadra natalícia.
Quando começou esta aventura?
- Há muito tempo... Quando percebemos que fazia sentido ajudar os amigos e assim os nossos corações ficavam mais e mais felizes!
E foi assim, que à semelhança de outros projetos que temos vindo a dinamizar, iniciámos uma MEGA Recolha de Tampas DE PLÁSTICO, para oferecer à Associação Oncológica do Algarve.
O que é a Associação Oncológica, perguntaram as crianças?
- É uma casa onde trabalham muitas pessoas, que se preocupam em arranjar medicamentos e equipamentos para quem precisa e está doente.
Como fazem e conseguem?
- Muitas vezes com as tampas de plástico, que os meninos como vocês juntam e depois vendem a fábricas, que as transformam em plásticos para fazer mais tampas ou outros materiais de plástico.
- Ah', boa! Então é importante reciclar! Ao reciclarmos protegemos o Mundo e também estamos a ser solidários.
E foi assim que o projeto teve início e se  desenvolveu. Este não termina com a visita que vamos realizar à Associação Oncológica do Algarve no dia 6 de dezembro, porque a Solidariedade não tem fim... deve durar para sempre!
Por esta razão, dia 6, o dia da visita de estudo surge  apenas, para entregarmos a nossa recolha de tampas que contagiou a população, fazendo chegar à nossa sala garrafões cheios de tampas do Centro de Saúde, Junta de Freguesia,  Câmara Municipal, Centro de Dia, locais comerciais, os nossos colegas da E.B.1 e E.B.23, nomeadamente  toda a equipa e colaboradores da Biblioteca Municipal que " não têm tido mãos a medir, na recolha de tampas por todo o recinto escolar. 
Com este espírito e grande entusiasmo  já temos duzentos garrafões e muitos sacos cheios de tampas, que equivalem a duzentos gestos de todos aqueles, que tal como nós, acreditam que vale a pena abraçar causas como estas, que se traduzem em sorrisos e em esperança.
Partilhar não é difícil e ser solidário é mais do que tudo, saber ser cidadão.
 
Bem hajam a todos por esta grande ajuda e exemplo de cidadania.
 


 
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Explorando o São Martinho

No âmbito da comemoração do São Martinho as crianças tiveram a oportunidade de realizar diferentes atividades:  Explorar a história da Maria Castanha para descobrir a cor castanha ...
de


 
Os materiais utilizados para a construção da Maria Castanha,  Castanhinha como a nossa Fátinha.
 

 

 

 
 E é assim que fazemos na sala 1 exploramos histórias, lendas, poemas e canções e aprendemos a conhecer tradições, muitos números, fazer conjuntos e sempre fieis ao nosso lema: "A BRINCAR...porque assim, é mais fácil APRENDER"!