Era uma vez...
uma árvore muito linda e grande, que vivia muito longe no norte de Portugal onde faz muito frio e também cai neve; Essa árvore chama-se castanheiro e dá um fruto muito apetitoso da cor da Maria Castanha, uma menina de pele castanha que veio de Angola o País da nossa educadora a Fátinha que também é castanhinha.
Essa árvore, o castanheiro, no outono está carregadinho de ouriços, cheios de picos que escondem e aquecem as castanhinhas que têm dentro.
Um belo dia o vento soprou com muita força, fez o castanheiro abanar os seus raminhos e um lindo ouriço caiu para o chão e lá de dentro saiu uma linda castanha, bem redondinha, brilhante e castanhinha!
A castanha ficou assustada com o vento e também por ter caído do seu castanheiro. Estava desesperada e ia começar a chorar quando sentiu uma mãozinha fofa e quentinha agarrá-la suavemente. Era a mão de um menino que por ali passava e que ficou fascinado com a beleza da castanha, e resolveu levá-la para a escola para poder partilhar com os seus amigos aquela descoberta.
Os amigos ficaram muito contentes e também levaram castanhas de casa, fizeram uma roda, assaram as castanhas numa fogueira e festejaram o Magusto; A festa em que se come castanhas, para festejar o "Dia de São Martinho", um soldado muito valente, que tal como este menino, também gostava de Partilhar.
Em sua honra todos os anos no dia 11 de Novembro, comemora-se o seu dia! O "Dia de São Martinho".
Brincando com as castanhas...
Resolvemos fazer uma menina com cara de castanha e o corpo com a nossa mão...
Com a lã fizemos o cabelo
Com as canetas de tecido decorámos os vestidos das Marias Castanhas, bem coloridos à moda de África.
As meninas castanhas ficaram lindas e nós adorámos.
Todas iguais... todas diferentes!
A Maria Castanha ficou um modelo!