segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Muitas maneiras de Brincar com as Castanhas... Aprendendo e descobrindo o Mundo que nos rodeia!




A "Maria Castanha" não só facilitou a exploração e aquisição de mais uma cor, a cor "Castanha", como serviu, também, para explorarmos e percebermos a importância de saber "Partilhar". Com a Maria Castanha aprenderam, os pequenos da sala 1, que Angola é um País que fica muito, muito longe, onde faz imenso calor e em que as pessoas são castanhinhas como a Fátinha, a canela, as folhas secas e o chocolate; Um país em que, durante longos anos, houve uma guerra porque, como dizem os meus pequeninos, as "Pessoas Grandes" ainda não sabiam partilhar e ser amigos!

A Maria Castanha tudo isso aprendeu! Porém, no mundo continuam a existir inúmeras pessoas que desconhecem o significado destas belas palavras, e por causa destas a pobre e triste Maria Castanha teve que abandonar a sua Terra.

1 comentário:

  1. O respeito pela diferença e a importancia da generosidade e da partilha devem ser trabalhados em todos os contextos da criança. Como pais não podemos deixar essa responsabilidade apenas à escola. É um conceito que deve ser muito trabalhado e não se deve ficar pelo pré-escolar, deve ter continuidade (com a mesma intensidade) no ciclos seguintes. É no respeito que assenta a cidadania, é na partilha que acenta a felicidade. E o que queremos afinal para os nossos filhos? Que sejam felizes, claro. Para mim trabalhar estes conceitos, de forma lúdica, através de histórias, conversas de grupo, jogos é muito importante para a construção do SABER SER, mais importante que aprender a debitar o abecedário antes de entrar no 1º Ciclo. Aliás, se isso fosse mais importante, a escolaridade obrigatoria não se iniciaria aos 6 mas aos 4. vale a pena pensar nisto.

    ResponderEliminar