domingo, 5 de dezembro de 2010

Comemoração do "Dia Internacional da Deficiência"

Uma manhã diferente; uma visita habitual à escola; uma actividade diferente no dia em que se pretendia comemorar e lembrar a todos nós que "Não faz mal ser Diferente"!


Para percebermos o motivo desta comemoração, a Fátinha lembrou-nos da história dos "Meninos de todas as cores", para nos recordar que não faz mal ser diferente! Recordámos, também, que todos nós temos um coração igual, um coração que nos faz gostar, chorar, rir, sofrer, cantar, aprender, brincar... Isso é divertido! Porém, apesar de sabermos tudo isto, por vezes, esquecemos e, desta forma, entristecemos e fazemos sofrer aqueles que apenas São Diferentes.


O que mais se ouviu na sala após a visita à EB23 foi:


"Gostámos de ver o teatro da história do Helmer o Elefante Diferente".



"Jogámos e brincámos com os meninos grandes... meninos diferentes? Porquê?"



"Sabiam brincar connosco, gostavam"...



"Eles eram bué de fixes"; As professoras deles também".



"A Isilda ria-se muito ela gosta de trabalhar ali eu conheço-a"!



Parabéns às professoras daqueles meninos, pela vivência que nos propocionaram. É bom perceber "Que não faz mal ser Diferente".

- Queremos apenas deixar uma mensagem: Vamos fazer a diferença abrindo horizontes; pensando de outro modo; alterando percursos, espaços e meios... Juntos conseguiremos!

Uma história que se comia...

Gostámos de ouvir e comer a História!

Parecia, tal como disse o nosso colega Jorge:


-Parecia a "Parte de cima dos Bolos de Casamento"!

Uma história diferente na Biblioteca Municipal.

Uma forma diferente de apresentar uma História!

A Bety, a técnica da Biblioteca, ajudou-nos a cozinhar uma história fantástica!



Os ingredientes... os mais indicados para aquela cozinha especial:


- Muitas letras, números, imagens, uma panela fantástica muitas mãozinhas a mexer e estava pronta a História do "Patinho Feio" que pudémos saborear!

Está a chegar o Natal

Foi com uma carta, enviada pela nossa amiga Bruxinha Mimi, que soubemos que o Natal está a chegar.

O Pai Natal apareceu e presenteou-nos com um teatrinho, para avivar a nossa memória com tudo aquilo que teremos de fazer até ao dia 24 de Dezembro!



E foi assim que nos apercebemos do quão aterefados estamos e de tudo aquilo que temos para fazer:


- Fazer a sua fotografia;




- Elaborar e decorar o pinheirinho;




- Elaborar presentes para os Pais e Amigos do Lar de Idosos de Castro Marim;



- Organizar uma recolha solidária de presentes para os nossos amigos do centro de acolhimento de Vila Real de santo António;


- Preparar uma bela surpresa para a Festa de Natal do Jardim de Infância e uns(...?) para os Papás, porque também merecem;


- Visitar os nossos amigos do 3ºAno da turma---- e com eles fazer?(...);


Oh'Oh? tanta coisa que estes pequenos a "Brincar" vão fazer, para" Aprender" o que é o verdadeiro espírito Natalício!


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vivendo o Natal

O Natal está a chegar!


Com as crianças, nós, os educadores sentimos a necessidade de viver lentamente cada etapa para possibilitar esta descoberta da:


Quadra Natalícia

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comemoração de São Martinho com a presença da Família

As três salas do Pré-escolar de Castro Marim festejaram o Magusto com muita animação e castanhas assadas desfrutando da fantástica presença de todos os familiares que aqui se deslocaram para partilhar conosco, uma manhã de canções interpretadas pela nossa amiga Gorete. Foi assim, ao som de muitas e muitas palmas, com as mãos bem quentinhas das castanhas, que vivenciámos mais uma tradição da nossa Terra, das nossas gentes! E é neste caminhar, descobrindo sabores e cheiros, que vamos construíndo os nossos Saberes.

Muitas maneiras de Brincar com as Castanhas... Aprendendo e descobrindo o Mundo que nos rodeia!




A "Maria Castanha" não só facilitou a exploração e aquisição de mais uma cor, a cor "Castanha", como serviu, também, para explorarmos e percebermos a importância de saber "Partilhar". Com a Maria Castanha aprenderam, os pequenos da sala 1, que Angola é um País que fica muito, muito longe, onde faz imenso calor e em que as pessoas são castanhinhas como a Fátinha, a canela, as folhas secas e o chocolate; Um país em que, durante longos anos, houve uma guerra porque, como dizem os meus pequeninos, as "Pessoas Grandes" ainda não sabiam partilhar e ser amigos!

A Maria Castanha tudo isso aprendeu! Porém, no mundo continuam a existir inúmeras pessoas que desconhecem o significado destas belas palavras, e por causa destas a pobre e triste Maria Castanha teve que abandonar a sua Terra.

Historias contadas pelos mais novos , que fizeram as delícias dos mais velhos



A sala1 do Pré-escolar foi contar a lenda de São Martinho aos colegas que, este ano lectivo, integraram o 1ºAno na EB1 de Castro Marim. Juntos elaboraram o retrato da Maria Castanha uma "Menina castanha" que arranjou muitos amigos a festejar o São Martinho. Dizem inclusive por aí, que foi no parque de Castro Marim que a viram pela ultima vez, a comer castanhas, a brincar e a cantarolar esta bela canção.



"No meu bolso guarde meia dúzia de castanhas


de tão quentes que estão


ainda queimo a minha mão;


Vou dá-las ao Pai,


vou dá-las à Mãe


castanhas quentinhas que sabem tão bem."





Foi mais uma tarde repleta de alegrias e recordações... um "acalmar" das saudades que temos dos nossos "Amiguinhos" que depressa cresceram e foram para a escolinha dos grandes.

domingo, 7 de novembro de 2010

A festa de aniversário da Bruxinha Mimi



Em resposta ao convite que a Bruxinha Mimi nos fez, organizámos-lhe a sua MEGA festa de aniversário.




Varinhas de condão à obra; Abra-cadabra, pezinho-de-cabra, transforma esta abóbora num delicioso doce da avó! Perlimpimpim, varinha de condão, faz aparecer nesta mesa um bolo em forma de coração!



E foi assim que os Príncipes surpreenderam a Amiga Bruxinha, presenteando-a com a MELHOR e mais GOSTOSA festa de aniversário de sempre!


Receita da Avó Bruxa
Delícia de Abóbora


Ingredientes:

2 kg de abóbora;
1 kg de açúcar;

3 paus de canela;

raspa de 1 limão;

suspiro de morcego;

teia de aranha;

varinha de condão.


Preparação:

Colocam-se os ingredientes mágicos dentro de um caldeirão;
Misturam-se muito bem, com a ajuda da varinha mágica;

Vai ao fogo, fogo lento;

A seguir, mexe-se e remexe-se, sempre muito bem, com ternura e paciência;

Quando estiver parecido com as papas que as Bruxas Mamãs confecionam para os seus pequenos Bruxinhos, a Delícia está pronta!


Deixe a saborosa Poção Mágica arrefecer e, acompanhado por belas tostas: desfrute!


Bom Apetite!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Halloween no Jardim de Infância

Halloween uma forma diferente de brincar com as Bruxas para descobrir as nossas tradições e assim aprender usos e costumes da nossa Terra.

As bruxinhas e bruxinhos da sala 1 saíram à rua para recordar aos castro marinenses que o Halloween é para nós uma forma diferente de brincar com as nossas tradições e assim aprender "Usos e Costumes" da nossa Terra. Com a boca doce, do doce das abóboras e com o cheiro dos figos decorados com as amêndoas, as bruxas gorduchas correram, saltaram e participaram no Concurso de Abóboras com a Bruxa Mimi e as Perlim-Pim Pim!