segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo

Vai começar um Novo Ano e não poderia deixar de desejar a todos as "Estrelinhas" da Sala 1  as maiores felicidades e um ano cheio de saúde e muitas coisinhas boas.
 Aos  papás e familiares, tudo de bom e muita força e saúde, para cuidar destes filhotes, que a vida vos deu e que eu tenho a sorte de ajudar a crescer.
Feliz Ano Novo e um beijinho grande da vossa Fátinha

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Visita ao lar de Castro Marim

Natal é saber partilhar o que temos e o que sabemos fazer.
Com este objetivo as crianças que integram a sala 1, 2 e 3 do nosso jardim de infância visitaram os utentes dessa instituição, para os presentearmos com as canções e doces alusivos à quadra que preparámos para o efeito.
Os utentes gostaram de nos receber, de ouvir as nossas canções natalícias e com a alegria manifestada fizeram-nos sentir especiais.
Bem haja a todos os funcionários do lar que tornaram possível esta visita e parabéns às nossas crianças porque foram
 "UM VERDADEIRO PRESENTE DE NATAL".
 
 

 Os bolos que elaborémos para o lanche; O Pinheirinho obra da sala 1.
 
 
O Pai Natal sensacional da autoria da sala 3.

 
E as bolachinhas mágicas de natal elaborados pelos alunos da sala 2.

 
 
Natal é realmente isto... É o fortalecer e criar laços de amizade! 
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Está a chegar o Natal!

Com a apresentação e exploração da história do" pequeno Rei" iniciámos o mini projecto de Natal. "O pequeno Rei" uma história bonita que nos ajudou  a entender de modo simples o significado do Natal... O nascimento de um bebé especial chamado Jesus!

 
O menino jesus com a sua Mamã  Maria e o seu papá o José elaborados por nós, com todo o carinho e habilidade, utilizando apenas  cinco bolinhas de plasticina,  pedras apanhadas pela mãe do nosso colega Santiago. Foi assim que os nossos presépios se foram fazendo, enchendo de cor as mesas da nossa sala e este Natal as nossas casas. 

 
Presépios elaborados com rolhas de cortiça, bocados de serapilheira e troncos de eucalipto.
 
 
As crianças deliram com esta data mágica, que nos faz sonhar com os presentes, os duendes a árvore de natal e toda a magia que estes símbolos irradiam.


 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comemoração do" Dia Nacional do Pijama"

Chegou o grande dia e foi vestidos de pijama que chegámos à escola, com as nossas "Casa do Pijama" na mochila e vontade de sair à rua para dizer às pessoas da nossa Vila que gostamos e sabemos ser solidários.


 
O director e os funcionárias do Agrupamento de Escolas de Castro Marim colaboraram  com agrado na tarefa emocionante de encher as nossas "Casinha do Pijama" com todas as moedas que fosse possível.

 
 
 
 
  
A nossa caminhada por esta causa finalizou na Câmara Municipal desta Vila, onde os seus funcionários  não hesitaram em procurar saber mais sobre o porquê de estarmos de Pijama. Perceberam a razão e participaram com entusiasmo,  colocando moedas nas casinhas. Foi com surpresa que antes de regressarmos à escola, fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara que para além de colaborar, fez questão de elogiar a nossa iniciativa, comprometendo-se  em nome da câmara  apoiar esta causa.




 
E para finalizar este dia, reunimos-nos à mesa para contar o dinheiro angariado.

 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Nacional do Pijama

Amanhã é o grande dia!
 
 
Vamos todos saír à rua, para lembrar que todas as crianças deveriam ter uma Família, uma Casa.
O Pijama foi o caminho encontrado para deitarmos mãos à obra. Foram dias de trabalho, mas valeu a pena pois as nossas "Casinhasdo Pijama" estão cheias de moedas e principalmente de muita alegria, por termos participado, nesta iniciativa.
 

 
Uma casa do tamanho do Mundo.

 
A nossa casa dos Pijamas!
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia 20 de Novembro vamos comemorar o "Dia Nacional do Pijama"

Com a proximidade do São Martinho recebemos a visita da Maria Castanha!
 
 

 
"Era uma vez a Maria castanha uma menina natural de  Angola que há muitos, muitos anos, teve que deixar a casa onde morava com os seus pais e vir para Portugal, porque no seu país  as pessoas não se entendiam e passavam a vida aborrecidas e por vezes às guerras.
  Em Lisboa, os pais da Maria Castanha tentaram durante muito tempo arranjar emprego, mas não conseguiam. Sem outra alternativa resolveram procurar uma casa, onde ela pudesse ficar ao cuidado de pessoas que a mimassem, cuidassem e educassem tal como eles fariam. Essa casa chama-se a Casa do Pijama.
 Nessa casa vivem outros meninos, que tal como ela não podem morar com as suas famílias, porque essas, não reúnem as condições necessárias, para as poder educar e criar.

A Marta uma menina que mora em Lisboa, conheceu a Maria Castanha durante um dos  seus passeios, por um jardim próximo da sua casa. 
 
 
  Brincaram juntas, conversaram muito  e foi assim que a Marta ficou conhecer a sua história e percebeu a importância de existirem mais Casas do Pijama.
  A Marta resolveu partilhar esta história com todas as crianças que conhecia e pediu-lhes que juntassem algumas moedas, para, em conjunto, ajudarem a construir mais casas, como a que vivia a sua nova amiga.
Foi assim que ficámos a conhecer esta linda história!
 Na nossa sala, aprendemos que partilhar é bom, faz os" Corações ficarem felizes e as carinhas contentes"! Por esta razão, resolvemos participar nesta iniciativa e vamos  com as nossas moedinhas ajudar a encher muitas 


 para se poder construir no nosso País mais Casas do Pijama onde os meninos que não podem estar com as suas Famílias possam viver e crescer Felizes.
E assim, à noite, quem sabe se antes de dormirem, muitos quentinhos com os seus pijamas feitos de sorrisos e decorados de sonhos, possam ouvir lindas histórias.

A Marta e a Maria Castanha... Juntas pela mesma causa!
 
 
 


 
 


 

 
 
 
Na realidade acreditamos que projectos como estes fazem sentido. Com a história "Todos de Pijama" foi possível sensibilizar as crianças para a necessidade de colaborarem nesta mega iniciativa. Partilhar faz parte do nosso dia a dia, esta é uma das regra principais da nossa sala. Por outro lado, o facto da nossa amiga Maria castanha nos ter pedido para ajudar a construir casas do pijama para acolher crianças, que tal como nós têm o Direito a ter umaCasa e uma Familia, foi razão mais que suficiente, para não cruzarmos os braços e nos dedicarmos com todas as forças a fazer crescer este Sonho.
Porque acreditamos que só com o esforço de Todos podemos fazer  a diferença, visitámos os nossos amigos do 1ºano da E.B.1 de Castro Marim e partilhámos com eles os nossos planos, contámos-lhes esta história e em conjunto decidimos que vamos fazer história com as nossas CASINHAS cheias de moedas, de ternuras, sonhos e magia possam  um dia acolher  sorrisos de crianças, vestidas de Pijama ou de fantasias.
 
 

 


 
 
 E vitória vitória esta é a História "TODOS DE PIJAMA"
 
 

A Brincar se Aprende!
 Aprende-se a Fazer e a SER... 
Aprende-se a ser Solidário a ser  Cidadão! 
 
 
 
 
 
   

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Visita à Biblioteca Municipal.

Hoje fomos à  Biblioteca Municipal participar numa atividade, que se traduziu na apresentação e exploração de uma história intitulada o "Nabo Gigante". É sempre agradável  ouvir a nossa amiga Bety contar  histórias!
 



 
Depois de ouvirmos a história, fomos registá-la com os nossos desenhos...
 
 
 
 
E vitória, vitória lá se registou e terminou esta história!